Visualizações:

Voar é um desejo que começa em criança!

quinta-feira, 8 de julho de 2010

Aventura Aérea

Três aviões brasileiros voarão até a maior feira aeronáutica do mundoUma aventura e tanto. Três aviões brasileiros, do tipo RV10, voarão de Campinas, SP até Oshkosh, no estado de Wisconsin, nos Estados Unidos, para participar da maior feira aeronáutica do mundo, a Oshkosh Airventure, que vai de 26 de julho a 1º de agosto de 2010.
O plano de voo dos aventureiros prevê saída dia 19 de julho do aeroporto Amarais, em Campinas, SP. Percorrerão 10.740 milhas náuticas (aproximadamente 19.200 quilômetros), consumindo 10.500 litros de combustível e cerca de 72 horas de viagem.
Os RV10 são aeronaves leves com autonomia de 6 horas, o suficiente para voar uma distância de 1770 quilômetros a uma velocidade de 160 nós, o que equivale a aproximadamente 296 Km/h.
A rota dos três aviões será: Campinas – Goiânia – Gurupi – Marabá – Belém – Macapá – Cayenne – Georgetown – Grenada – Saint Marteen - Puerto Plata – Providenciales – Fort Pierce (EUA) – Greenville – Oshkosh.
Tripulação da primeira aeronave: Cmte. Victor Yancovitz (PC MLTE IFR INVA), Cmte. Jairo Yancovitz (PP), Cmte. Paulo Pizzato (Ex-comandante de DC-3, Viscount, Boeing 737 e 727, Airbus A300, DC-8, Learjet, Citations, Falcons e outros)
Tripulação da segunda aeronave: Cmte. Ricardo Stipp (Master e instrutor de Airbus A330, A320, Fokker 100 e 50, Bandeirante), Sr. Arthur (Comerciante) Sr. Roberto Ribeiro (Mecânico)
Tripulação da terceira aeronave: Cmte. Antonio Ettore Nallin (PP), Cmte. Beto - Airfox (PP), Cmte. Raul (PP)

OshkoshA Airventure é a maior feira aeronáutica do mundo e se realiza anualmente entre o final de julho e início de agosto na cidade de Oshkosh, no estado americano de Wisconsin. São aproximadamente 12 mil aeronaves estacionadas ou em trânsito, os maiores lançamentos do setor aeroespacial, revoada em massa de aeronaves, shows aéreos incríveis. São tantas aeronaves que é praticamente impossível ver em detalhes todas em uma semana de feira.Nos pátios e gramados em torno das pistas do aeroporto regional Wittman Field é possível admirar aviões, todos impecavelmente conservados, desde os primeiros momentos da aviação até os produzidos atualmente. O Museu da EAA – Associação de Aeronaves Experimentais é um caso à parte, um contato direto com a história. Além das fantásticas apresentações há um fervente comércio de lembranças e produtos para aviação.O interessante é que, paralelamente às atividades comerciais e culturais, o destaque é para a organização do evento em si, que mobiliza toda a cidade de Oshkosh, com seus moradores, de todas as idades, trabalhando como voluntários para a realização do evento. Todos ajudam na movimentação de aeronaves pelas pistas de táxi e pátios, organização do trânsito de automóveis nas imediações, guichês de informação e venda de lembranças, condução de veículos coletivos que transportam as pessoas pelos vários, imensos e distantes espaços da feira, apoio aos demais voluntários e ao público de forma geral. Enfim, o voluntariado é um espetáculo à parte.

*Fonte/Sugestão: Ícaro Pires Santos