Visualizações:

Voar é um desejo que começa em criança!

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Tráfego Aéreo

Código ICAO de Aeroporto
O código ICAO de aeroporto é um grupo de quatro letras que designa cada aeroporto em torno do mundo. Estes códigos são definidos pela ICAO - International Civil Aviation Organization, dita em português como OACI – Organização da Aviação Civil internacional.
Os códigos da ICAO possuem uma estrutura regional. Ou seja, cada país detém uma combinação de caracteres, dependendo da sua localização no globo. A primeira letra é alocada pelo continente e representa um país ou um grupo de países dentro desse continente. A segunda letra representa geralmente um país dentro dessa região, e os dois restantes são usados para identificar cada aeroporto. A exceção a esta regra são os países maiores que possuem os códigos de país com uma única letra e as três letras restantes identificam o aeroporto.
No Brasil são empregadas as séries SB, SD, SS, SN, SJ, SI e SW. A essas letras básicas são acrescentadas outras duas, de forma a identificar o aeródromo. Por exemplo: SBGR (Guarulhos), SDUB (Ubatuba, SP), SSVC (Vacaria, RS), SNLO (São Lourenço, MG) SIZK (Botucatu, SP/ Fazenda Real), SJAD (Lorena, SP / Heliponto Tecno Bag) e SWGI (Grrupi, TO).
Os códigos de aeroportos são usados para o planejamento de voo. Estes códigos não são os mesmos da IATA – International Air Transport Association (Associação Internacional de Transporte Aéreo). Por exemplo, o indicador de localidade do aeroporto do Galeão para fins de tráfego aéreo é SBGL (código ICAO), enquanto para os passageiros de linha aérea é GIG (código IATA).