Visualizações:

Voar é um desejo que começa em criança!

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Videoteca Ninja

A Montanha
Está sendo preparada a produção do filme “A Montanha”, com a direção de Vicente Ferraz. A peça mostra a ação de quatro pracinhas em Monte Castello, na Itália, durante a II Guerra Mundial, na qual lutaram contra o nazismo de Hitler. Pracinhas, assim são chamados carinhosamente os soldados brasileiros que lutaram naquela guerra, integrando a FEB- Força Expedicionária Brasileira, deslocada para a Europa em 1943. Além dos combatentes de Infantaria, o Brasil enviou à Europa o Primeiro Grupo de Aviação de Caça, patrulhou o Atlântico com navios da Marinha e aviões da Força Aérea Brasileira e forneceu matéria-prima, por exemplo borracha. O Brasil foi o único país da América Latina a enviar tropas à Europa durante o conflito. Aproximadamente 25.324 soldados de várias partes do País combateram pela FEB na Itália. Destes heróis, 2.762 foram feridos e 465 tombaram no conflito que mudou os rumos da História do século XX.
Na narrativa do filme, depois de um ataque, os protagonistas sofrem pânico e acabam se perdendo do grupo. Quando percebem, eles estão perdidos entre as linhas alemãs e aliadas. Sem saber se devem voltar para a posição da noite anterior ou para a linha da FEB, sob o risco de serem acusados de deserção, eles acabam por vagar a esmo enfrentando frio, neve, até que encontram uma aldeia abandonada onde passam a noite. No dia seguinte, um correspondente de guerra se junta ao grupo. É ele quem, sem querer, acaba dando aos pracinhas a ideia perfeita para "serem perdoados" do crime de deserção: cumprir uma tarefa até então considerada impossível, que é a de desarmar o campo minado mais temido da Itália. No caminho, o grupo acaba encontrando outros "desertores": um partigiano - como eram chamados os heróis da Resistência italiana - e um oficial alemão cansado.

Treinamento para os atores
Na última quinzena de dezembro de 2010, cinco atores participaram de um treinamento de três dias com apoio de militares da 12ª. Companhia de Engenharia de Combate Aeromóvel, em Pindamonhangaba, estado de São Paulo. Os atores Daniel de Oliveira, Júlio Andrade, Togun, Francisco Gaspar e Ivo Canelas viveram experiências para sentir aspectos da ação dos soldados da poderosa FEB (Força Expedicionária Brasileira) durante a guerra, como sobreviver em condições precárias, resistir à fadiga e à fome, caminhar em um campo minado.
O treinamento fez parte da preparação para rodar, a partir de fevereiro de 2011, o longa-metragem em montes nevados do nordeste italiano, na região de Friuli-Venezia Giulia, em cenário que reproduz as condições enfrentadas pelos brasileiros quando combateram na Europa. Vicente Ferraz dirige seu primeiro longa de ficção brasileiro. Antes, filmou o documentário Soy Cuba - O Mamute Siberiano e rodou também O Último Comandante, filmado na Costa Rica. As filmagens de “A Montanha”, em fevereiro e março de 2011, devem durar seis semanas. Ao grupo de brasileiros, se juntarão o italiano Sergio Rubini e o alemão Richard Sammel, de Bastardos Inglórios.

Foto:Joana Mariani/Divulgação

Pesquise: Blog do NINJA Núcleo Infantojuvenil de Aviação dos dias 6/6/10, 12/6/10, 28/9/10 , 05/10/10 e 14/11/10.