Visualizações:

Voar é um desejo que começa em criança!

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Aeroclube Politécnico de Planadores

Formando pilotos desde 1934, o Aeroclube Politécnico de Planadores é reconhecido em todo o Brasil pela qualidade de seus cursos de pilotagem. A experiência dos instrutores somada aos novos equipamentos, asseguram posição de destaque no voo a vela nacional.
O APP é uma sociedade civil sem fins lucrativos e de utilidade pública, herdeira das tradições e espírito esportivo do CPP (Clube Paulista de Planadores), fundado em janeiro de 1934. Foi instrutor Heini Dittmar, considerado o melhor piloto de planadores de sua geração e membro da Missão Alemã que passou pela cidade de São Paulo em março de 1934. Durante os anos 40 e 50 teve um relacionamento muito próximo com a Escola Politécnica da USP e o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), quando voava numa pista existente na Cidade Universitária.
Seus pilotos se destacam em competições regionais, nacionais e internacionais. George Munch conquistou o segundo lugar no mundial de 1960 e Alberto Kunath obteve o terceiro lugar no mundial realizado na África do Sul em 2001.
Atualmente é um dos mais bem equipados do país, com uma frota de 4 rebocadores e 7 planadores para treinamento básico, avançado e competição. O APP conta com mais de 100 sócios ativos, além dos alunos. O visitante também tem oportunidade de voar como passageiro. As operações são realizadas no Aeroporto de Jundiaí-SP, com pista asfaltada de 1300x30 metros, localizado a 60 km (30 min) ao norte da cidade de São Paulo, pela SP-348 - Rodovia dos Bandeirantes.O primeiro pré-requisito "para se apaixonar" é conhecer o esporte, fazendo um voo como passageiro. Para isto, basta ir ao Aeroclube Politécnico de Planadores, em Jundiaí-SP, no fim de semana ou num feriado. Lá você irá se familiarizar com a operação e saber mais sobre o fascínio do voo a vela. Pronto! Uma vez "contaminado" por essa paixão, basta fazer a matrícula para o curso, sendo necessário ter:

- 18 anos de idade completos
- Ensino fundamental completo
- Exame médico
- Fazer exame teórico

Saiba mais: Aeroclube Politécnico de Planadores