Visualizações:

Voar é um desejo que começa em criança!

sexta-feira, 5 de julho de 2013

Educação

Jovens cientistas de escola pública de Ubatuba no Japão
Os aspirantes a astronauta de Ubatuba se divertem no Japão 

Há três anos, o professor de matemática Cândido Oliveira, da Escola Municipal Pres. Tancredo de Almeida Neves, de Ubatuba (SP), leu uma notinha na revista Super Interessante que tratava de um kit para construção de satélites. O tal kit, vendido por uma empresa americana, custava em torno de R$ 14 mil. O professor conseguiu o patrocínio de um empresário da região e levou a ideia para as suas turmas de 5ª e 6ª série. “Eu sou muito crítico com relação a forma pela qual, tradicionalmente, se ensina ciências no Brasil, uma ‘decoreba’ inútil”, diz. 
O professor Cândido durante uma das palestras que o grupo assistiu na viagem 

Segundo ele, o primeiro objetivo desse projeto era fazer com que os alunos se envolvessem na prática com o conteúdo ensinado em sala de aula: “Atribuo a este método [da decoreba] o nosso péssimo desempenho na área e estava procurando um meio de colocar o aluno em contato com a ciência real, pois entendo ser este o melhor caminho para motivá-lo e levá-lo a buscar uma formação na área”. Deu certo: vários alunos do professor Cândido já manifestaram interesse em seguir carreira. A turma de Ubatuba foi considerada pela própria NASA a mais jovem a participar de um projeto espacial na história. 
Nesses três anos de projeto, eles já viajaram para os Estados Unidos e para o Japão, onde apresentaram há menos de um mês um artigo sobre o impacto do UbatubaSat nas escolas da cidade. “A Bruna, nossa aluna do nono ano do fundamental, de 14 anos de idade, foi muito aplaudida por uma plateia de doutores e pós-doutores de vários lugares do mundo”, conta o professor. Os custos com passagens e hospedagem foram bancados pela Unesco e pela prefeitura da cidade. 
E está aí um investimento que com certeza valeu a pena. A Super Interessante deseja todo sucesso aos futuros engenheiros e físicos!

Fotos: Daniela Gross

Fonte: SUPER INTERESSANTE