Visualizações:

Voar é um desejo que começa em criança!

domingo, 17 de agosto de 2014

Especial de Domingo

Em meio às centenas de itens relacionados à indústria e comércio, trens, automóveis, motocicletas e tratores, o Museu Eduardo André Matarazzo, em Bebedouro, SP, guarda em seu acervo interessantes itens relacionados à atividade aérea. São aeronaves, motores e equipamentos de navegação. Com foco nas peças relacionadas ao ofício de voar, o NINJA - Núcleo Infantojuvenil de Aviação visitou essa exposição permanente.
Confira fotos e textos de um dia no museu em Bebedouro-SP.
Bom domingo!

Visita ao Museu Matarazzo, em Bebedouro, SP
Para apreciar somente o acervo relativo à aviação, com bom tempo de observação e reflexão, devem ser reservadas cerca de 2 horas e meia. O conjunto de peças aeronáuticas engloba 19 aviões. No espaço interno é possível mirar: um Paulistinha CAP-4, um Rearwin (1938), um Fairchild PT-19, dois Gloster Meteor (1954) - o primeiro jato da FAB -, um jato AT-33 - matrícula FAB 4323-, um helicóptero Sikorsky S-51 Dragon Fly, dois aparelhos T6 - sendo um prateado, sem identificação e outro, de matrícula FAB 1339, com as cores da Esquadrilha da Fumaça -, um U45, matrícula FAB 2850.



Na parte externa são expostos: um Douglas DC-3 - matrícula PP-VBK, que pertenceu à Varig -, um Vickers 701C Viscount - matrícula PP-SRO, que foi patrimônio da Vasp -, um Convair 240 - o primeiro bimotor pressurizado da aviação comercial, matrícula PP-VDG, operado pela Varig -, um Saab 90 Scandia - matrícula PP-SQR, utilizado pela Vasp, único avião do seu modelo existente -, um Lockheed L18-56 Lodestar - denominação militar C-60, tendo pertencido à USAAF e empresas civis com outras matrículas até a sua última no Brasil, PT-CGV. 





Com o desgaste da pintura, é possível ver a marca da identificação nacional se mesclando com a camada de tinta original com o prefixo NC74659 -, um Curtiss C-46 Commando - matrícula PP-VCE -, um imponente e único preservado no Brasil quadrimotor DC6 - matrícula PP-LFB, que foi operado pelo Lóide Aéreo Nacional, pela Panair e pela Vasp - e um B-25 Mitchell da FAB.

O Museu
O Museu Eduardo André Matarazzo, Armas, Veículos e Máquinas foi criado, em 1964, com sede na capital São Paulo, com o nome inicial de Museu de Veículos Motorizados Antigos. Em 1968 foi transferido para Bebedouro, SP, tendo seu acervo aumentado e denominado Museu de Armas, Veículos e Máquinas. A partir de 2005, recebeu a denominação atual. De acordo com a página do museu na rede mundial de computadores, “Eduardo Matarazzo foi um dos precursores do Antigomobilismo no Brasil, tinha grande amor pela história e por objetos que ajudassem a entendê-la. Um de seus grandes méritos está no fato de que sempre quis dividir seu conhecimento com as pessoas, abrindo sua coleção particular para visitação pública. Fato bastante raro em nosso País”.

Localização:
Praça Santos Dumont s/nº, Centro, Bebedouro, SP, Telefone (17) 3342-2255.

Visitação:
De Quinta a Domingo (e feriados); Bilheteria: das 9 às 16h30; Fechamento dos portões às 17h; Preços: Normal - R$ 5,00 , Aposentados ou Estudantes - R$ 2,50, Para excursões de escolas públicas a visitação é gratuita, com agendamento pelo telefone (17) 3342-2255.

Texto e Fotos: Redação do NINJA – Núcleo Infantojuvenil de Aviação.

Saiba mais: www.museumatarazzo.com.br
contato@museueduardoamatarazzo.com.br