Visualizações:

Voar é um desejo que começa em criança!

domingo, 1 de janeiro de 2017

Especial de Domingo

Retrospectiva 2016 da Força Aérea Brasileira
Um ano com muitas novidades. Assim foi 2016. Lançamento da Concepção Estratégica - Força Aérea 100 anos, ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti, Rollout do Gripen e incremento de ações na região de fronteira na Operação Ágata 11 foram alguns dos assuntos de destaque no primeiro semestre. Outras missões, como as de transporte de órgãos, de urnas para as eleições também marcaram o dia a dia do efetivo da FAB. Veja a retrospectiva 2016 da Força Aérea Brasileira, em texto adaptado pela redação do NINJA, a partir do original em www.fab.mil.br.
Boa leitura.
Bom domingo!
Feliz 2017!

Janeiro
O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato, assinou a Diretriz do Comando da Aeronáutica, a “Concepção Estratégica - Força Aérea 100 anos”, que projeta como será o futuro da instituição. Em janeiro, celebrou-se também os 75 anos de ativação do Ministério da Aeronáutica. Reveja no blog do NINJA a edição de 30/01/2016 

Fevereiro
Organizações da FAB em todo o País se engajaram para o combate ao mosquito Aedes Aegypti. O esforço fez parte de uma campanha coordenada pelo governo federal.

Março
O Brasil comemorou os 10 anos do lançamento do Foguete Soyuz. O veículo espacial decolou em 2006, do Cazaquistão, levando a bordo o primeiro astronauta brasileiro, o Tenente-Coronel Aviador Marcos César Pontes. Reveja no blog do NINJA a edição de 27/03/2016  

Abril
A Esquadrilha da Fumaça realizou a 1ª. Demonstração internacional com o Super Tucano A-29. A apresentação foi em Santiago, no Chile, na Feira Internacional do Ar e Espaço (FIDAE). Reveja no blog do NINJA a edição de 24/03/2016 . Ainda o mês de Abril, a FAB enviou um C-105 Amazonas a Quito, no Equador, para levar donativos à população equatoriana atingida por um terremoto. E, após 32 anos de atividade, o Bandeirante do GEIV fez seu último voo como aeronave de inspeção, sendo substituída pelo Legacy 500.

Maio
O Gripen E/NG foi apresentado em cerimônia na sede da Saab, na Suécia. O rollout do “smartfighter” (caça inteligente) contou com a presença do Comandante da Aeronáutica. Caças F-5M interceptaram e escoltaram o avião na capital federal. Reveja no blog do NINJA a edição de 18/05/2016. Outro destaque foi a chegada da chama olímpica ao Brasil. Reveja no blog do NINJA de 12/05/2016. A FAB também recebeu o 1º helicóptero H-36 Caracal capaz de ser reabastecido em voo. Reveja no blog do NINJA de 06/05/2016. Foi lançado, na Austrália, o foguete suborbital VS-30 V12 com propulsor desenvolvido pelo Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE).

Junho
O KC-390 realizou o primeiro teste de emprego militar com o lançamento de paraquedistas. Reveja no blog do NINJA a edição de 27/06/2016. A FAB intensificou o controle nas fronteiras do Brasil durante a 11ª. Operação Ágata.. O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro Rossato, confirmou a assinatura do contrato de locação do Boeing 767-300ER. E vários atletas da FAB já estavam confirmados para os Jogos Olímpicos Rio 2016.

Julho
Chega a aeronave Boeing C-767 no Esquadrão Corsário. Reveja no blog do NINJA de 15/07/2016. Mais de 2 mil militares foram transportados para o Rio de Janeiro, principalmente para atuar na Garantia da Lei e da Ordem na Rio 2016. Os treinamento e simulações nas áreas de segurança, tráfego aéreo e defesa aérea foram intensificados para a competição.

Agosto
A FAB trabalhou em diversas atividades nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos: defesa aérea, segurança, tráfego aéreo, transporte de tropas, receptivo de autoridades, além da participação de atletas de alto rendimento. O Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA) registrou pontualidade de 95% nos voos em aeroportos de cidades que sediaram competições. Reveja a edição do blog do NINJA de 30/08/2016.

Setembro
No desfile da Semana da Pátria, em Brasília, o público assistiu ao sobrevoo do cargueiro KC-390. Reveja o blog do NINJA na edição de 07/09/2016. Dez anos depois do acidente do voo 1907 militares da FAB voltaram ao local do acidente para homenagear as vítimas.

Outubro
Até o início de outubro, a FAB realizou 60 missões de transporte de órgãos. A FAB e a Marinha do Brasil realizaram uma operação inédita de reabastecimento em voo entre os caças A-4 e F-5, conforme registrou o blog do NINJA na edição de 31/10/2016. Mais de 400 militares da FAB foram empregados nas eleições nacionais. As celebrações do Dia do Aviador e da Força Aérea foram realizadas em todo o País, com cerimônias militares e eventos de Portões Abertos.

Novembro
Foi inaugurado o Centro de Projetos e Desenvolvimento do Gripen. Sediado em Gavião Peixoto (SP), o Centro é o primeiro marco no processo de transferência de tecnologia do novo caça da FAB. Reveja o assunto na edição do blog do NINJA no dia 26/11/2016. No mesmo mês, o simulador de voo do C-105 da FAB foi homologado pela Anac. O equipamento permite substituir horas de treinamento com redução de custos.

Dezembro
A FAB participou do traslado dos corpos das vítimas do acidente, ocorrido na Colômbia, com o avião da Chapecoense, clube de futebol de Santa Catarina. As aeronaves C-130 Hércules foram responsáveis pelo transporte das urnas da Colômbia para o Brasil. Um VC-99 Legacy também foi empregado para levar dois sobreviventes até Chapecó (SC). A capitão Carla Borges passa a ser a primeira aviadora a pilotar o avião presidencial. Reveja a edição do blog do NINJA de 25/12/2016.