Visualizações:

Voar é um desejo que começa em criança!

domingo, 19 de fevereiro de 2017

Especial de Domingo

Ontem, 18 de fevereiro, o Núcleo Infantojuvenil de Aviação (NINJA) iniciou as atividades de 2017 com o lançamento do livro "Vou Ali. Já Volto - O voo transatlântico do avião Jahú", de autoria de Cesar Rodrigues e editado pelo Instituto Salerno-Chieus. O evento integrou o 52º Café Voador que teve na pauta diversos temas.  Confira, a seguir, informações sobre alguns deles. 
Boa leitura.
Bom domingo!

Vou ali. Já volto
A espetacular jornada do voo do avião Jahú, em 1927, com a primeira tripulação 100 % brasileira a cruzar o Atlântico Sul, é o tema do livro “Vou ali. Já volto: o voo transatlântico do avião Jahú”

Preparado por Cesar Rodrigues e editado pelo Instituto Salerno-Chieus, o livro homenageia os 90 anos da travessia “da grande lagoa” (como os pilotos, de ontem e de hoje, tratam o traslado sobre o Oceano Atlântico) pelos pioneiros: João Ribeiro de Barros (comandante), João Negrão (copiloto), Newton Braga (navegador) e Vasco Cinquini (mecânico).

A bordo do Savoia-Marchetti S-55 chamado de Jahú, em homenagem à terra natal de Ribeiro de Barros (Jaú-SP), o histórico voo dos brasileiros foi marcado por festas, expectativas, dificuldades, sabotagens, panes e até pela doença malária de Ribeiro de Barros. O título do livro remete à declaração do comandante ao deixar o Brasil para buscar o S-55 em fábrica da Itália e iniciar o reide em Gênova: “Vou ali. Já volto”. As frases do seu lema foram ostentadas nos dois botes formadores da fuselagem do Jahú.

O lançamento do livro aconteceu neste 18 de fevereiro de 2017, durante o 52º Café Voador, na Sala Gastão Madeira e integra as comemorações pelo 40° ano letivo de nossa sede, o Colégio Dominique (Ubatuba-SP).



Café Voador
Atingindo a 52ª edição, o Café Voador é um encontro de entusiastas em aeronáutica, promovido pelo Núcleo Infantojuvenil de Aviação e acontece na Sala Gastão Madeira (Colégio Dominique - Ubatuba - SP) que é a sede do NINJA.

Foi a partir dos encontros no Café Voador que o novo Aeroclube de Ubatuba  foi criado. Ele já é uma associação juridicamente constituída, caminhando para a homologação junto aos organismos federais que regulam o setor. Ao final de março, teremos mais uma Assembleia Ordinária, convocada por edital na imprensa local.

Voluntariado

Desde 2010, voluntários entusiastas do NINJA levam a cultura aeronáutica para crianças e jovens, sensibilizando, também, o público adulto. Aos poucos, com ações diversas, chamam a atenção para o assunto.

Despertar a juventude para as possibilidades profissionais que este setor gera não é tarefa simples. Ao descobrir este fascinante mundo - de muita tecnologia e de atitudes que prezam a segurança - estudantes podem optar por um caminho muito promissor.

Para tanto, temos que mostrar como funciona, mobilizando a garotada, utilizando as mais diversas ferramentas lúdicas e educativas.

Com estes ideais no pensamento e no coração, os voluntários do Núcleo Infantojuvenil de Aviação - NINJA - seguem em frente. Seja um deles!

Blog do NINJA
Este espaço, com diversas notícias ligadas a aviação, quer atingir o público leitor adulto, na expectativa de conquistar mais aliados. Pais, professores, pesquisadores, empresários podem avaliar as estratégias e objetivos, enriquecendo o projeto com novas ideias; colaborando para levar a cultura aeronáutica para crianças e jovens de famílias integrantes de suas escolas, empresas e cidades.

Oficinas de Aeromodelismo
Contando com a participação de escolas da rede pública e particular, o Aeroclube de Ubatuba e o Núcleo Infantojuvenil de Aviação - NINJA - oferecem Oficinas de Aeromodelismo. O objetivo da atividade - prevista para vários meses - é detalhar os mecanismos de voo do aeromodelo, treinar o comando do aparelho, dar instrução sobre aviação e orientar sobre a montagem de kits doados por empresários da cidade.

Cada escola participante inscreveu sua equipe e indicou um professor-coordenador. Tudo é gratuito e os coordenadores são voluntários. As atividades têm grau de dificuldade adequado à faixa etária, com especial zelo às questões de segurança.

Cada equipe indicou alguns alunos para pilotar os aeromodelos. Estes são treinados em simulador de voo na Sala Gastão Madeira (sede do NINJA em Ubatuba-SP) através de agendamento para utilizar o equipamento, com a orientação de um instrutor.

Somente após muitas horas de voo no simulador o piloto passa para o treinamento em campo, onde o aluno, contando com um cabo trainer, comanda - com o instrutor - o aeromodelo, até atingir o voo solo, sempre com foco na segurança.

Os aeromodelistas Arthur Bastos e Gabriel Bologna, voluntários do NINJA, compartilham suas experiências, lembrando que - mais do que um hobby - a prática também é uma grande oportunidade de aprender e consolidar novas amizades. Neste sentido, excursões também são programadas.




Em novembro de 2016, alunos e coordenadores voluntários das escolas Aurelina, Deolindo, Dominique, Florentina e Tancredo viajaram em excursão patrocinada pelo Aeroclube de Ubatuba, Atmosfera, Instituto Salerno-Chieus e Tachão de Ubatuba ao 18ª AeroDesign, no campus do DCTA – Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial em São José dos Campos - SP.

Assim, alunos dos níveis fundamental e médio de escolas públicas e particulares de Ubatuba - SP acompanharam o evento, promovido pela SAE Brasil, que reuniu cerca de 1.300 universitários de engenharia, totalizando 95 equipes brasileiras e estrangeiras.

A excursão ao AeroDesign integra o planejamento das Oficinas de Aeromodelismo, mostrando aos nossos jovens etapas mais avançadas de construção.

A programação das Oficinas de Aeromodelismo deste ano prevê que ao final do primeiro semestre de 2017, após a completa capacitação das equipes, acontecerá um grande encontro das escolas participantes, aberto ao público, com demonstrações de voo e outras atividades.

Saiba mais: NINJA - Detalhes do Projeto