Voar é um desejo que começa em criança!

quinta-feira, 13 de julho de 2017

CENIPA

Dados abertos
CENIPA atualiza informações
O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) está comprometido com a transparência das informações disponibilizadas à sociedade brasileira, ao atualizar trimestralmente a base de dados de ocorrências aeronáuticas no portal brasileiro de dados abertos. A atualização garante que as ocorrências dos últimos dez anos tenham seus fatores contribuintes constantemente atualizados. Fato este que melhora cada vez mais a base de dados com foco na prevenção da segurança de voo. Com essa ferramenta, os usuários terão acesso às informações para pesquisar detalhes das ocorrências aeronáuticas da aviação civil brasileira (acidentes e incidentes graves), fazer download dos dados para análises relativas à pesquisa científica ou aos interessados na aviação, como os usuários do transporte aéreo. Além disso, podem tomar melhores decisões quanto à prevenção de acidentes aeronáuticos. Assim, o usuário é livre para fazer pesquisas específicas. De acordo com a Assessoria Estatística do CENIPA, “o principal objetivo da divulgação dos dados abertos é fomentar os profissionais que atuam na prevenção de acidentes aeronáuticos com informações sobre ocorrências aéreas no Brasil. O Centro atua, assim, com transparência, contribuindo para a sociedade e promovendo o aprimoramento na qualidade dos dados governamentais”.

Informações publicadas pelo CENIPA

Com relação à ocorrência: Classificação, Tipo, Localidade, UF, País, Aeródromo, Data, Horário, Status da Investigação, Número do Relatório Final (quando concluído),Quantidade de Recomendações de Segurança, etc.

Com relação à aeronave: Código da Aeronave, Matrícula, Equipamento, Fabricante, Modelo, Quantidade de motores, Peso Máximo de Decolagem, País de registro, Categoria de registro, Origem e destino do voo, Fase da operação, Quantidade de fatalidades, etc.

Com relação aos fatores contribuintes: Fator, Aspecto, Condicionante, Nível de Contribuição, Detalhe do Fator.

Para facilitar o entendimento, foram publicados o dicionário de dados do CENIPA e o modelo de dados. No entanto, são resguardadas as informações pessoais de pessoas físicas ou jurídicas envolvidas. O CENIPA tem o objetivo de atualizar rotineiramente as informações, a fim de disponibilizar à sociedade dados técnicos a respeito da prevenção de acidentes aeronáuticos.

Acesse: clique aqui