Visualizações:

Voar é um desejo que começa em criança!

quarta-feira, 6 de setembro de 2017

Curtas do Franco Ferreira

Bibliografia
As Organizações de bem, via de regra, dão à Sociedade exemplos a serem seguidos do mais elevado valor. Assim também faz o Aeroclube de São Paulo. Há vários, selecionei um que me homenageia com especial deferência: Edgar O. Prochaska. Aviador, dentista, mergulhador e empresário, Prochaska também se notabiliza por incentivar os outros a deixar suas experiências para a posteridade. E não é só “faça o que eu digo”; ele também escreve livros técnicos, normalmente orientados à formação de pilotos. Em um dos livros do Prochaska – ele deve ser um pouquinho mais velho que eu estando, portanto, ali pelos 80 – lá na parte de bibliografia, aparece um registro: Notas de aula de Gustavo Adolfo Franco Ferreira. Eu me orgulho profundamente desta citação. Faz poucos anos, Prochska lançou a história completa do Aeroclube de São Paulo. Mandou-me um exemplar. Li-o avidamente. Grande surpresa me esperava. É que no pé de uma das páginas centrais, quando falava dos esforços de segurança de voo no aeroclube, disse: “E havia o Franco. Era um pouco teatral e exagerado, mas a verdade é que no seu período [na DIPAA 4] os acidentes diminuíram”! Ele tinha toda razão. Teatralidade e surpresa eram as ferramentas que eu usava para convencer os novinhos! No tempo dos cromos em slides projetados, havia outra ferramenta. De vez em quando se incluía o slide de uma moça bonita, vestida ou não, ou de um moço em atitude sensual. A reação era imediata! Os gritos de “tira isto daí” ou de “volta, volta” acordavam qualquer aluno mais dorminhoco.

Fonte: Gustavo Adolfo Franco Ferreira
Venturas, Aventuras e Desventuras - Tomo III - Curtas; boas e más