Visualizações:

Voar é um desejo que começa em criança!

domingo, 24 de dezembro de 2017

Especial de Domingo

Com alegria, informamos aos leitores do blog do Núcleo Infantojuvenil de Aviação os detalhes sobre o presente que chegou às oficinas do NINJA.
Boa leitura.
Bom domingo.
FELIZ NATAL!!!

Núcleo de Aviação recebe aeronave para fins didáticos
O Núcleo Infantojuvenil de Aviação (NINJA), projeto social que promove cultura aeronáutica para crianças e jovens, sediado e mantido por voluntários em Ubatuba (SP), incorporou ao seu acervo uma aeronave experimental, para dar suporte às atividades pedagógicas proporcionadas nas oficinas do NINJA.

O avião, recebido em doação, é um Teenie Two e requer um programa de reparação pois permaneceu anos ao relento e necessita de consertos, a fim de deixá-lo em condições de apresentação e emprego em tarefas com os meninos e meninas do NINJA, como por exemplo, aulas sobre partes das aeronaves, atuação das superfícies móveis, conhecimentos técnicos e física aplicada.

Reparos
A reparação do avião demandará tarefas, as quais devem mobilizar os alunos do NINJA em observação e interação com voluntários orientadores em recuperação de chapas, limpeza, pintura, solda, mecânica, ativação de comandos e configuração geral.


Ao final do processo, as crianças terão um instrumento para fixação de conteúdos, experiências sensoriais, simulações, diversão e conhecimento, tendo em vista que o avião apresentará aspectos culturais e também será um monumento.

Tennie Two
O desportivo Tennie Two é um monoposto de asa baixa, cabine aberta, triciclo, motor VW para emprego aeronáutico. Foi desenvolvido nos Estados Unidos, em 1969, para construção experimental particular, usando ferramentas comuns. Inicialmente, foi apresentado na edição de maio de 1971 da revista Popular Mechanics. Os painéis exteriores da asa podem ser retirados para facilitar o transporte ou hangaragem. A fuselagem é monocoque. A empenagem consiste de cauda vertical com um leme articulado. O estabilizador horizontal é fixo e contém o profundor articulado. O trem de pouso é de aço tubular, com molas automotivas e borracha no interior, para absorção de choque. O aileron e controle do profundor são comandados por um stick lateral. Para o movimento de leme é usado uma barra de leme, em vez de pedais individuais. Os controles de voo são acionados com hastes, em vez de cabos. O Teenie Two, com peso vazio de 140 Kg, é construído principalmente em alumínio. Os componentes são fixados com rebite pop de aço em vários tamanhos. Tem o comprimento de 3,91 e envergadura de 5,49 metros. O exemplar ofertado ao NINJA teve a construção iniciada em 1980, em Sorocaba (SP), pelas mãos de Ricardo Apra. Foi o terceiro exemplar do tipo montado no Brasil. Posteriormente, foi repassado para o comandante Agapito Francisco Bicudo, de Pindamonhangaba (SP). Embora não tenha sido testado em voo, passa a ser, a partir de dezembro de 2017, auxílio à instrução em solo para os jovens e crianças do Núcleo Infantojuvenil de Aviação, na cidade de Ubatuba (SP).