Visualizações:

Voar é um desejo que começa em criança!

domingo, 7 de janeiro de 2018

Especial de Domingo

Durante o mês de Janeiro, os voluntários do NINJA concluem o planejamento das atividades de 2018. Como ação preliminar, rememoramos os destaques do ano anterior, ocorridos em Ubatuba - SP, cidade sede do projeto. São recordações que contribuem para refletir, inspirar e estimular o compromisso de toda a equipe para os novos desafios.
Confira, a seguir, parte destas lembranças.
Boa leitura.
Bom domingo!

As notícias do Blog do NINJA
Em 2017, o Blog do NINJA (Núcleo Infantojuvenil de Aviação) fez 374 publicações e acumulou mais de 645.000 visualizações. Um dos destaques, logo no início do ano, foi o lançamento do nanossatélite Ubatubasat, desenvolvido por alunos de 13 a 17 anos da Escola Tancredo Neves, de Ubatuba-SP, colocado em órbita em 16/1/2017, a partir de um dispositivo instalado na Estação Espacial Internacional. (Saiba mais)

Os 90 anos do Jahú
Para celebrar os 90 anos da primeira travessia em voo do Atlântico Sul realizada por tripulação genuinamente brasileira, o Núcleo Infantojuvenil de Aviação incluiu na programação do ano passado diversos eventos relacionados ao voo do Jahú. (Saiba mais)

"Vou ali. Já volto"
O lançamento do livro "Vou Ali. Já Volto - O voo transatlântico do avião Jahú", autoria de Cesar Rodrigues, editado pelo Instituto Salerno-Chieus, foi evento que integrou o 52º Café Voador, em 18 de fevereiro de 2017. (Saiba mais)

Repercussão
A repercussão do livro ocorreu antes mesmo do lançamento, com a publicação de entrevista  do autor no jornal Comércio do Jahu. (Saiba mais)

Consórcio Voa SP
Em 16/3/17, o consórcio Voa São Paulo apresentou a melhor proposta de outorga para administrar e operar cinco aeroportos estaduais paulistas com perfis para aviação executiva e táxi-aéreo. Era o início de uma nova fase para o Aeroporto Gastão Madeira, de Ubatuba, cidade sede do NINJA. (Saiba mais)

28 de Abril
No dia 28 de abril de 2017, exatamente nos 90 anos em que o hidroavião Jahú completou a travessia do Atlântico Sul, a equipe de voluntários do NINJA concluiu - no Colégio Dominique, em Ubatuba-SP - atividade com alunos do ensino fundamental, comemorando esta grande aventura realizada por brasileiros. (Saiba mais)

Início da Operação do Voa SP
O governador Geraldo Alckmin participou em 18/7/2017 de evento para a assinatura do contrato do Voa São Paulo, consórcio que iniciou na ocasião a operação assistida de cinco aeroportos paulistas localizados em Campinas, Jundiaí, Bragança Paulista, Itanhaém e Ubatuba. (Saiba mais)

Ninja & Museu 14 bis
Estudantes participaram de atividade do Museu 14 Bis, em 2/9/2017, sob a coordenação de Rubens Heredia. O encontro foi na sede do NINJA (Colégio Dominique) e contou com a participação de alunos das redes pública e particular de Ubatuba-SP. Uma instigante palestra sobre Santos Dumont e a montagem de maquetes do 14 Bis mobilizaram crianças e jovens interessados em cultura aeronáutica. (Saiba mais)

Livro "Sobre o Mar de Iperoig" conta a história da aviação em Ubatuba
Lançado em novembro de 2017, escrito por voluntários do Núcleo Infantojuvenil de Aviação e impresso com o apoio cultural do consórcio Voa SP, o livro "Sobre o Mar de Iperoig - a aviação em Ubatuba" apresenta a narrativa em linguagem que mescla características jornalísticas e acadêmicas, iniciando no século XIX, em 1869, quando nasceu, na cidade, Gastão Madeira, pioneiro da navegação aérea. Passando pelos fatos do século XX, a obra termina em 2017, com a privatização do aeroporto. (Saiba mais)

Oficinas de Aeromodelismo, 58º Café Voador e Exposição
Uma exposição e o 58º Café Voador concluíram as atividades das Oficinas de Aeromodelismo do ano passado e celebraram o apoio do Consórcio Voa São Paulo às atividades do Núcleo Infantojuvenil de Aviação (NINJA) e do Aeroclube de Ubatuba. (Saiba mais)

Voo Comercial para Ubatuba
Um voo charter realizado pela empresa Two Flex, no final de 2017, marcou o retorno de voos comerciais para o aeroporto de Ubatuba. Operando com o avião Caravan Cesnna 208, a Two fez a rota Jundiaí – São Paulo/Marte – Ubatuba, como voo especial para o Reveillon. Coincidiu com o novo momento dos aeroportos de Jundiaí e Ubatuba, que passaram para a administração privada, através do consórcio Voa São Paulo. (Saiba mais)

Teenie Two
O NINJA incorporou ao seu acervo uma aeronave experimental, para dar suporte às atividades pedagógicas proporcionadas em suas oficinas. O avião, recebido em doação, é um Teenie Two e requer um programa de reparação pois permaneceu anos ao relento e necessita de consertos. Os jovens participarão da reforma. Esse contato permitirá que os professores voluntários do projeto garantam aulas mais dinâmicas sobre as partes de aeronaves, atuação das superfícies móveis, conhecimentos técnicos e física aplicada. (Saiba mais)

Visite: NINJA - Detalhes do Projeto